GESTÃO 2020-2023

BALANÇO DO CEH

 
sumario:

1 INTRODUÇÃO.

2 O CONSELHO DE DIRETORES E A EQUIPE DO CEH:.

2.1 A estrutura do CEH.

2.2 Os Conselhos que realizamos.

2.3 Como atua a equipe do CEH.

2.4 Conselhos de Diretores.

2.5 Reuniões de equipe do CEH:.

 

1 INTRODUÇÃO

Quando nossa gestão na Direção do CEH teve início, em janeiro de 2020,
tínhamos muitas redes de relações construídas e em construção, muitas referências,
projetos e planos de atuação coletivamente elaborados, bases fundamentais para
tecermos dia a dia o trabalho que havíamos nos comprometido a realizar.
Iniciamos encontros e conversas com o intuito de construir parcerias
institucionais que nos permitissem avançar nos desafios propostos e na busca de
soluções para as questões mais emergenciais apontadas. Entre os temas que
demandavam engajamento emergencial estavam o quadro de carência de servidores
técnico-administrativos nas Unidades acadêmicas, a oferta da disciplina de Libras nos
cursos de licenciatura, com a consequente necessidade de concursos para docentes, a
constituição do Atendimento Educacional Especializado do CAp, a constituição do
processo de autorização de carga horária de substitutos e o reconhecimento do trabalho
docente na coordenação de cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu. Ao lado
dessa agenda emergencial, identificávamos a necessidade de estabelecer metas de ação
estratégica relacionadas ao ingresso, à permanência de estudantes, às reformas
curriculares, à pós-graduação, à pesquisa, à extensão e ao cultivo de mecanismos e
formas de participação coletiva na gestão universitária.
É, para nós, um exercício interessante retomar a programação do nosso
Seminário de Gestão do CEH-UERJ: gestão universitária e participação coletiva,
realizado nos dias 02 e 03 de março do distante ano de 2020. Nessa retomada,
verificamos as linhas de atuação desenhadas, buscando já identificar elementos de uma
agenda institucional imediata. Entre os encaminhamentos, firmamos o compromisso de,
no ano seguinte, fazer um balanço dos pontos construídos e dos desafios a alcançar.
Naquele momento, não era possível sequer imaginar a prolongada conjuntura de crise
que se iniciaria em cerca de dois meses, devido à pandemia de covid-19, com suas
complexas implicações para a vida familiar, profissional e institucional.
Talvez se pudesse inclusive imaginar que todo o esforço de construção e de
promoção daquele Seminário tivesse se “perdido”. Mas, ao contrário disso, os diversos
dados apresentados e os desafios lançados se tornaram eixos fundamentais de
posicionamentos e de condução do debate, no contexto de isolamento, em que o diálogo
permaneceu atravessado pelas limitações impostas em encontros remotos. Assim,
conforme os primeiros acontecimentos desse contexto foram revelando as novas
condições de organização da vida e de atuação no trabalho, mais se evidenciou a
importância das relações e referências até então construídas.
O balanço aqui apresentado, da atuação do CEH nos mais de 2 anos e meio
transcorridos desde então, tem o propósito não apenas de inventariar as variadas
atividades realizadas. Esperamos que ele possa fazer parte de um registro do que foi
tentado e do que foi realizado, mas principalmente que seja um registro capaz de revelar
o sentido de conjunto que foi se constituindo nas relações entre as bases que formavam
nosso ponto de partida e aquelas que era preciso construir, os acontecimentos da
instável conjuntura e as respostas coletivas que se procurou formular. Dito de outro
modo, pretendemos contribuir com a construção de uma memória institucional que
possa abranger tanto um inventário como uma avaliação da gestão acadêmica na
pandemia.
Será possível ver, neste balanço, a importância central atribuída à construção de
espaços de troca e trabalho conjunto que gerassem acúmulos compartilhados. A aposta
persistente em que a experiência coletiva resultante desses espaços produz formas novas
de saber, de potência e de compromisso. A confirmação de que a nova condição coletiva
daí resultante faz uma enorme diferença no enfrentamento dos antigos e dos novos
desafios.
Gostaríamos que este balanço fosse lido, antes de tudo, como um profundo e
sincero agradecimento! É, assim, uma forma de dizer nosso muito obrigado pelo apoio,
parceria, companheirismo, afeto e motivação que recebemos. Não foram dias fáceis,
mas, por tudo, como valeram à pena!

 

2 O CONSELHO DE DIRETORES E A EQUIPE DO CEH:

2.1 A estrutura do CEH

Na UERJ, as Direções de Centro Setoriais atuam na coordenação acadêmica e
administrativa e no planejamento das demandas, processos e demais assuntos
relacionados às Unidades e às suas comunidades internas. Também cabe aos Centros a
representação dessa dinâmica institucional nos colegiados superiores – na COPAD e
nos Conselhos Superiores.
A previsão institucional para a construção dessa articulação acadêmica e
administrativa remete à Resolução 411/1973, que prevê a constituição do Conselho de
Diretores das Unidades Acadêmicas, com a finalidade de coordenar as atividades do
Centro e atuar como órgão de consulta. Dessa forma, Centros Setoriais são constituídos
por um Conselho de Diretores das Unidades Acadêmicas a eles vinculadas, por uma
Direção geral e por uma equipe que atua no assessoramento e realização de atividades
do Centro.
No CEH, as reuniões do Conselho ocorrem mensalmente e contam com a
participação dos representantes das Unidades Acadêmicas (diretores e/ou vice-diretores)
e convidados. Nesses encontros, além de serem discutidas as demandas comuns ao CEH
e específicas de cada Unidade, há a oportunidade de compartilhar experiências e de
discutir questões institucionais mais amplas, que podem ter variadas implicações para a
Universidade pública.
A partir dessa dinâmica, buscamos atuar no sentido de constituir uma agenda
comum do CEH, procedendo a consultas, encaminhando iniciativas, perseguindo
desdobramentos objetivos para o avanço da participação coletiva na tomada de decisões.

 

2.2 Os Conselhos que realizamos

Na atual gestão, o primeiro encontro do Conselho ocorreu em 11/02/2020 e
contou com a participação dos colegas da Coordenadoria de Capacitação –
COCAP/Superintendência de Gestão de Pessoas – SGP e dos Diretores e Vice-diretores
e Unidades que estavam concluindo a gestão 2015-2019 e que estavam em processo de
recondução. Em um frutífero debate sobre o programa de capacitação dos técnicos
administrativos, foi estabelecida uma parceria entre as Unidades Acadêmicas do CEH e
a SGP na promoção dos cursos de capacitação de técnicos, demonstrando-se a
importância desses encontros como meio desenvolvimento dos eixos de atuação que
delimitamos para esta gestão: a aproximação entre a dinâmica da Administração Central
e a de nossas Unidades Acadêmicas.
A primeira reunião com os atuais Diretores e Vice-diretores ocorreu de forma
presencial, ainda no contexto pré-pandemia, passando, posteriormente, a ocorrer de
forma virtual, sem que houvesse alteração na qualidade do debate. Nas reuniões do
Conselho de Diretores do CEH são abordadas diversas questões pertinentes ao
funcionamento da Universidade, em particular no âmbito da Unidades Acadêmicas,
destacando-se, desde 2020, dentre outros pontos, demandas e questões como as relativas
aos professores substitutos, ao Período Acadêmico Emergencial e à avaliação da
experiência remota na UERJ.

 

2.3 Como atua a equipe do CEH

O trabalho em relação à extensa e complexa pauta vem exigindo da equipe do
CEH o desenvolvimento de estratégias de atuação que viabilizem a construção coletiva
de conhecimentos e a realização cooperativa de tarefas. Não se tratava apenas de
fazermos o registro de demandas ou de as respondermos adequadamente. Entendemos
que é preciso fazer de nossa atuação uma oportunidade de aprendermos e crescermos
juntos. É com esse pensamento que já realizamos mais de 30 reuniões de equipe desde
2020, buscando estruturar nosso trabalho em pesquisas, discussões, relatos, avaliações e
planejamentos que possibilitem compreender melhor os processos em curso, entender os
meios adequados para seu melhor e mais ágil encaminhamento, desenvolver estratégias
de atuação e compartilhar os aprendizados que vão se dando nesse percurso.
Em 29/04/2022, pudemos enfim retomar a realização de nossos encontros
presenciais, respeitando todos os protocolos que a situação exige, motivo de grande
alegria para o nosso Centro, após cerca de dois anos de trabalho predominantemente
remoto, em que, das 19 reuniões do Conselho de Diretores, 18 haviam sido realizadas
por meio de plataforma virtual.

 

2.4 Conselhos de Diretores

2020: 11/02; 24/04, 25/05, 08/06, 07/07, 04/08, 19/10, 17/12 (8 reuniões)
2021: 02/02; 01/03; 10/05; 09/06; 05/07; 06/08; 14/10, 02/12 (8 reuniões)

2.5 Reuniões de equipe do CEH:

2020: 22/06, 29/06, 05/07, 13/07, 20/07, 27/07, 03/08, 06/08, 10/08, 17/08, 31/08,
22/09, 25/09, 06/10, 16/10, 23/10, 30/11 (17 reuniões)
2021: 04/01, 14/01, 22/02, 04/03, 17/03, 05/04, 29/04, 06/05, 05/07, 27/07, 12/08,
20/08, 30/11 (12 reuniões)