CEH em Números
O Centro de Educação e Humanidades é um dos quatro Centros Setoriais da UERJ, reúne 10 Unidades Acadêmicas, 27 cursos de graduação, 14 programas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado), aproximadamente 800 professores efetivos, 300 servidores técnico-administrativos e 11.000 estudantes dos ensinos fundamental e médio; graduação e pós-graduação.
Atualmente possui 12 Programas de Extensão e desenvolve 292 projetos de Extensão Universitária. Além disso, possui 91 Laboratórios, 103 Centros de Estudos e Núcleos, 39 Ateliês e Oficinas e 52 Centrais e Campos de Estágio.
As Unidades do CEH
As Unidades Acadêmicas do Centro de Educação e Humanidades se distribuem, na cidade do Rio de Janeiro, pelo Campus Francisco Negrão de Lima, no Bairro do Maracanã e no Rio Comprido, onde fica o Instituto de Aplicação Fernandes Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Também há importantes campi regionais nos municípios de Duque de Caxias e São Gonçalo, onde se localizam a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) e a Faculdade de Formação de Professores (FFP), respectivamente.
Cursos de Graduação
O Centro de Educação e Humanidades desempenha papel social importantíssimo na realidade fluminense ao oferecer cursos de graduação em História da Arte, Licenciatura Plena em Pedagogia, Artes Visuais, Geografia, Matemática, Ciências Biológicas, História, Educação Física, Português-Inglês, Português-Literatura, Letras (Inglês-Literatura, Português-Latim, Português-Alemão, Português-Espanhol, Português-Francês, Português-Grego, Português-Italiano e Português-Japonês) e Psicologia.
Também oferece cursos de Bacharelado em Artes Visuais, História da Arte, Jornalismo, Relações Públicas, Educação Física, Letras (Inglês-Literatura, Português-Latim, Português-Alemão, Português-Espanhol, Português-Francês, Português-Grego, Português-Italiano e Português-Japonês) e Profissional em Psicologia.
Cursos de Pós-Graduação
De forma a ampliar a participação na formação continuada da população, oferece 51 cursos de Especialização, em diferentes campos de conhecimentos. Para além desses, há stricto sensu de Mestrado e Doutorado em Artes (Arte e Cultura Contemporânea), Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica (Cotidiano e Currículo do Ensino Fundamental), Mestrado e Doutorado em Educação, Mestrado e Doutorado em Comunicação (Comunicação Social), Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação (Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas), Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (Ensino de Biologia: Biodiversidade e Avaliação Socioambiental), Mestrado em Geografia (Produção Social do Espaço: natureza política e processos formativos em Geografia), Mestrado em Educação (Processos Formativos e Desigualdades Sociais), Mestrado e Doutorado em História Social (História Social do Território), Mestrado em Letras e Linguística (Estudos Linguísticos e Estudos Literários), Mestrado Profissional em Letras em Rede (Linguagens e Letramentos), Mestrado e Doutorado em Ciências do Exercício Físico, Mestrado e Doutorado em Letras (Teoria da Literatura e Literatura Comparada, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura de Língua Inglesa, Literatura Portuguesa), Mestrado e Doutorado em Psicologia Social e em Psicanálise (Pesquisa Clínica em Psicanálise), Mestrado e Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana.
Mais sobre o CEH
Por tratar-se de Centro plural, que atende desde a formação na Educação Básica, até os mais elevados níveis da Pós-Graduação, atinge, nas suas ações e atividades acadêmicas, enorme interface cultural e expressivo impacto social inclusivo. Por meio deste Portal do Centro de Educação e Humanidades, há a possibilidade de acesso aos diferentes sítios das Unidades Acadêmicas, para a obtenção de informações mais detalhadas.
Competência dos Centros Setoriais
.01 | Coordenar e apoiar as unidades acadêmicas visando à integração das atividades de ensino, da pesquisa e da extensão, especialmente as multidisciplinares; |
.02 | Desenvolver e promover projetos, convênios, programas de cooperação técnica; |
.03 | Propor e apoiar a criação de cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, cursos e atividades de extensão oriundos das unidades acadêmicas; |
.04 | Participar do processo de avaliação docente, através da COPAD. |
Dialogando
É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, até que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.