notícias

Programas do CEH têm expressivo impacto social

Por tratar-se de Centro plural, que atende desde a formação na Educação Básica, até os mais elevados níveis da Pós-Graduação, o Centro de Educação e Humanidades (CEH) atinge, nas suas ações e atividades acadêmicas, enorme interface cultural e expressivo impacto social inclusivo. Além das dez unidades acadêmicas, o CEH possui dois bons exemplos dessa interface e impacto: o Programa de Alfabetização, Documentação e Informação – PROALFA, e o Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana –PPFH.


O Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), de natureza interdisciplinar, tem por objetivo fornecer formação teórico-investigativa àqueles que, em razão de seu comprometimento social, buscam respostas inovadoras para os desafios ligados à efetiva democratização da sociedade contemporânea e à garantia de formas dignas e libertárias de vida. Nesse sentido oferece cursos de mestrado e de doutorado nas seguintes linhas de pesquisa:

- Estado e Política Pública

Dedica-se ao estudo e à pesquisa das condições históricas, sociais, ideológicas, econômicas e culturais de instituição dos Estados nacionais, em particular do Estado brasileiro, no contexto latino-americano, assim como à análise de suas crises e perspectivas.

- Formação Humana e Cidadania

Dedica-se ao estudo e à pesquisa das políticas públicas instituídas e de suas implicações nos processos de subjetivação e de socialização humana e na ampliação da esfera dos direitos sociais, condição de cidadania e democracia efetivas.

Mais informações podem ser obtidas no link: http://ppfh.com.br/


O Programa de Alfabetização, Documentação e Informação - PROALFA - é um programa de extensão que desenvolve, desde 1997, projetos na área de alfabetização de jovens e adultos. Seu principal objetivo é construir um espaço educativo direcionado ao aprofundamento de reflexões, discussões e práticas em alfabetização e letramento, com o intuito de permitir o acesso de todos à leitura e à escrita. Nestes projetos atuam graduandos das áreas de Letras, Pedagogia, Matemática, Comunicação Social e Biblioteconomia, que recebem formação teórico-prática.


Projetos do PROALFA:

- Classes de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos

- Acervo Especializado em Alfabetização “Emília Ferreiro”

- Classe de alfabetização de jovens de classes populares

- Ciclo de Estudos em Alfabetização

- Oficinas de letramento em leitura, produção de texto e matemática

- Leituras e escritas no cotidiano do trabalhador


Mais informações podem ser obtidas no link: http://www.proalfa.uerj.br